The Beach Boys: Uma História de Sucesso
- Título original
- Love & Mercy
- Ano
- 2014
- Gênero
- Biografia , Drama , Música
- Diretor
- Bill Pohlad
- País
- Estados Unidos
- Detalhes
- 121 minutos / colorido / som
Onde assistir?
Sinopse
No final dos anos 60, Brian Wilson, fundador dos "Beach Boys", produz o álbum "Pet Sounds" e começa a perder o contato com a realidade. Ele passa a se tratar com o polêmico Dr. Eugene Landy, e encontra a salvação quando conhece sua esposa, Melinda Ledbetter.
Enviado por CTaxiDriver
Elenco
Comentários
Conhecia a música dos Beach Boys, da qual sou apreciador, sabia também que Brian Wilson foi o grande mentor da banda. Para além disto, pouco mais era o meu conhecimento sobre a banda e, fundamentalmente, sobre o seu líder. Quando "descobri" este filme, não hesitei em vê-lo. E que bela surpresa tive, o filme é de grande nível e fiquei a conhecer factos, especialmente sobre a vida de Brian Wilson, dos quais não tinha qualquer conhecimento. Estranho o filme ter passado "ao lado" das nomeações para óscares, dado que para além da sua qualidade e de abordar a história de um dos aclamados maiores génios musicais do século 20, o filme conta com interpretações de primeiríssimo nível de John Cusack, Paul Dano (a melhor performance da sua carreira), Elizabeth Banks e Paul Giamatti. É certo que as duas horas de filme são insuficientes para explorar e desenvolver mais várias situações, tais como a relação de Brian Wilson com a família (só a relação com o pai é explorada, a relação com a mãe e irmaos é praticamente ignorada))
Enviado por António MDFC
Conhecia a música dos Beach Boys, da qual sou apreciador, sabia também que Brian Wilson foi o grande mentor da banda. Para além disto, pouco mais era o meu conhecimento sobre a banda e, fundamentalmente, sobre o seu líder. Quando "descobri" este filme, não hesitei em vê-lo. E que bela surpresa tive, o filme é de grande nível e fiquei a conhecer factos, especialmente sobre a vida de Brian Wilson, dos quais não tinha qualquer conhecimento. Estranho o filme ter passado "ao lado" das nomeações para óscares, dado que para além da sua qualidade e de abordar a história de um dos aclamados maiores génios musicais do século 20, o filme conta com interpretações de primeiríssimo nível de John Cusack, Paul Dano (a melhor performance da sua carreira), Elizabeth Banks e Paul Giamatti. É certo que as duas horas de filme são insuficientes para explorar e desenvolver mais várias situações, tais como a relação de Brian Wilson com a família (só a relação com o pai é algo explorada, a relação com a mãe e irmãos é praticamente ignorada). Também só conhecemos a relação de Brian Wilson (mais velho, anos 80, interpretado por John Cusack) com o seu médico (interpretado por Paul Giamatti), já numa fase avançada, não temos quaisquer pormenores sobre o que levou à amplitude dessa relação e situação estranha. A própria fase "jovem" de Brian Wilson (interpretada por Paul Dano) podia ter sido mais explorada em determinados aspetos. Bom, mas se tudo isto que referi fosse efetivamente mais desenvolvido no filme, este teria no mínimo o dobro da duração, ou seja, para cima de 4 horas. Deste modo, teve que haver uma síntese nos aspetos mencionados, o que se aceita. Filme de altíssimo nível, não só obrigatório para os apreciadores de Brian Wilson/Beach Boys, como para todos os apreciadores de bom cinema. Curioso, que neste mesmo ano, outro filme abordando a temática musical, "whiplash", filme ficcional mas também de grande nível, foi o "escolhido" para a academia de Hollywood para "representar" este género, tendo sido nomeado para numerosos óscares. Estranha-se, mesmo assim, como este "love & merci" foi completamente ignorado no que respeita às escolhas da academia. Nada a que já não estejamos habituados. (8,5/10).
Enviado por António MDFC