Relíquia Macabra
- Título original
- The Maltese Falcon
- Ano
- 1941
- Gênero
- Filme noir , Suspense
- Diretor
- John Huston
- País
- Estados Unidos
- Detalhes
- 101 minutos / preto & branco / som
Onde assistir?
Sinopse
Sam Spade é sócio de uma agência de detetives particulares e é abordado pela polícia quando seu sócio é encontrado assassinado enquanto investigava um homem. A mulher que contratou o serviço acaba revelando-se não ser a pessoa que parecia ser.
Enviado por melhoresfilmes
Elenco
Comentários
Jonh Huston era um roterista em inicio de carreira quando realizou este filme e parece que pôs tudo que sabia logo de cara. Foi também o primeiro filme importante de Humphrey Bogart (como protagonista) e inagurou um gênero nos cinemas (film noir) é preciso falar mais?
Enviado por titus
Há uma tensão primorosa que leva o espectador a desconfiar de tudo e de todos até o final, e, mesmo com este, a desconfiança persiste. É realmente um excepcional filme "dark". Além disso, Bogart mostra porque é mestre... O único problema, talvez, é o ritmo frenético das conversas e informações que tornam, vez ou outra, o filme um pouco confuso... E 'Macabro' não é a 'Relíquia', mas a tradução!
Enviado por ThGr
Sua maior importância (juntamente com o filme Cidadão Kane, que é do mesmo ano) é ter lançado as sementes do que passou a ser denominado e classificado posteriormente, pelos franceses, como CINEMA NOIR, FILME NOIR. As características deste tipo de filme são: PERSONAGENS: Femme fatale Protagonistas moralmente ambíguos Protagonistas alienados Bode expiatório Personagens violentos ou corruptos OS AMBIENTES: Ambiente urbano Ambiente contemporâneo Locações exóticas ou remotas Casas noturnas e/ou clubes de jogos/apostas ELEMENTOS CINEMATOGÁFICOS: Fotografia em preto-e-branco, ou em cores lavadas (não-saturadas) Ângulos baixos de filmagens, ângulos incomuns e técnicas expressionistas de fotografia Seqüências e efeitos visuais incomuns Cenários noturnos e interiores sombrios NARRAÇÃO: elementos temáticos - Senso de fatalismo Obsessão sexual/romântica Corrupção social ou humanitária inerente Emboscadas Niilismo ROTEIRO: Roteiro intrincado Uso de flashbacks Sobreposições narrativas Presença do protagonista em praticamente todas as cenas História contada sob perspectiva criminal Assassinato ou roubo como centro da história Falsas acusações Traição Inevitabilidade do fracasso do protagonista Final em aberto ou ambíguo
Enviado por Ribas2001