O Ovo da Serpente
- Título original
- Das Schlangenei
- Ano
- 1977
- Gênero
- Drama , Thriller
- Diretor
- Ingmar Bergman
- País
- Alemanha , Estados Unidos
- Detalhes
- 120 minutos / colorido / som
Sinopse
Berlim, novembro de 1923. Abel Rosenberg é um trapezista judeu desemprego, que descobriu recentemente que seu irmão, Max, se suicidou. Logo ele encontra Manuela, sua cunhada. Juntos eles sobrevivem com dificuldade à violenta recessão econômica pela qual o país passa. Sem compreender as transformações políticas em andamento, eles aceitam trabalhar em uma clínica clandestina que realiza experiências em seres humanos.
Enviado por CTaxiDriver
Elenco
Comentários
Não consigo acreditar que uma obra maravilhosa dessas esteja com uma nota tão mediocre! Este é o filme mais violento de Bergmann, e certamente o que mais foge daquele cinema teatral genial do diretor sueco, provando a grande versatilidade deste gênio! O filme se passa na década de 30 às vésperas da ascenção nazista numa Alemanha assolada pela Grande Depressão. Seu protagonista é um homem de meia-idade, mergulhado no alcoolismo, numa típica vida sem perspectiva, e que aos poucos ele vai descobrindo que sempre há algo pior que nós mesmos para nos aterrorizar... Há no filme uma nítida influência de autores como Aldous Huxley, com o ser humano sendo livremente usado como mera cobaia de experimentos que visam interesses corporativos, em detrimento do desenrolar da natureza humana.
Enviado por rdeangelo
O q virá a seguir em nossa história diante da perspectiva atual q estamos vivendo?? No filme a "mídia", principal agente de domínio do então governo, preparava o povo para a "não reação". as pessoas eram vigiadas e constantemente boicotadas. Lembra alguma coisa??
Enviado por diast
A obra é sensacional por examinar um período de depressão, vazio, niilismo e como, em um período como este, podem ser fermentados ódios, indiferenças e ressentimentos. Naquela Alemanha do anos anos 20 do século XX, só poderia sair uma ideologia assassina é repleta de ódio ao diferente como o nazismo.
Enviado por Carlinus