O Grande Golpe
- Título original
- The Killing
- Ano
- 1956
- Gênero
- Drama , Filme noir , Policial , Thriller
- Diretor
- Stanley Kubrick
- País
- Estados Unidos
- Detalhes
- 85 minutos / preto & branco / som
Onde assistir?
Sinopse
Um ex-presidiário elabora um plano perfeito de assalto milionário, quando é atrapalhado pelo amante da esposa de um dos integrantes do bando. Porque assistir: O filme apresentou, para sua época, uma grande inovação narrativa (não-linear).
Enviado por melhoresfilmes
Elenco
Comentários
KUBRICK É MESMO GENIO , DE UM ROTEIRO SIMPLES CONSEGUE FAZER UM FILME OTIMO.
Enviado por fabiokubrick
Quando os executivos do estúdio viram o filme completo pela primeira vez, afirmaram que a película não fazia sentido e que nenhuma audiência iria permanecer sentada até o fim da história, devido a sua falta de linearidade. O diretor reeditou o filme até descobrir que a chave para contar a história era mantê-la da forma que ela estava no livro, e da forma com que fora inicialmente editada. O filme credita o escritor Jim Thompson com "diálogos adicionais", embora haja algumas questões tais como se os créditos descrevem com justiça a extensão das contribuições de Thompson ao roteiro. (Thompson foi totalmente creditado como co-escritor no filme seguinte de Kubrick, Paths of Glory). Portanto a fama de Kubrick no roteiro do filme é totalmente compartilhada com Thompson e reconhecida posteriormente. Para quem gosta do gênero noir deve também assistir obrigatoriamente ao filme de John Huston "Segredo das Joias" que antecede a este no tema central e que filma de maneira igualmente brilhante, inclusive com o mesmo ator , Sterling Hayden! Quanto à observação colocada acima de por que assistir ao filme : “O filme apresentou, para sua época, uma grande inovação narrativa (não-linear)” Bem pessoal, necessário dizer que o filme Cidadão Kane, de Orson Welles já havia feito isto e muito bem (aqui falando apenas de filmes americanos), este sim verdadeiramente inovador em vários campos e por isso e por outras coisas que não dá para falar neste momento, ocupa merecidamente o lugar de melhor filme de todos os tempos em todo tipo de lista séria de filmes organizada por críticos sérios e com conhecimento profundo sobre o cinema e suas dificuldades na possibilidade de se criar filmes verdadeiramente densos, atuais à sua época, e também, com conteúdo crítico, o que sempre incomoda, inclusive quem financia tais filmes, muitas vezes tentando adulterá-los, cortá-los, reeditá-los, ou até queimá-los, como tentaram com Cidadão Kane.
Enviado por Ribas2001
Apesar de menos conhecido é mais uma obra prima do início de carreira do mestre Kubrick!
Enviado por fabioalvesds
O filme é razoável. Para ser caracterizado como um film noir, Kubrick "esqueceu" da presença imprescindível de uma femme fatale. O elenco é razoável e não compromete. Uma boa fita pra se ver numa tarde chuvosa de sábado, nada mais.
Enviado por magrao1952