Dunkirk
- Título original
- Dunkirk
- Ano
- 2017
- Gênero
- Ação , Drama , Guerra
- Diretor
- Christopher Nolan
- País
- Estados Unidos , França , Holanda , Inglaterra
- Detalhes
- 107 minutos / colorido / som
Onde assistir?
Sinopse
Narra dois dos muitos episódios emblemáticos da Segunda Guerra Mundial: a Operação Dínamo e a Batalha de Dunquerque. Na notável operação militar, quase 340 mil soldados aliados foram evacuados sob intenso bombardeio, entre 26 de maio e 4 de junho, da cidade francesa de Dunquerque até a cidade inglesa de Dover. Um desastre decorrente da invasão da França pela forças nazistas em 10 de Maio de 1940, que avançou rapidamente devido à falta de efetiva resistência aliada.
Enviado por pak
Elenco
Comentários
O filme é uma experiência numa zona de guerra. Nesse contexto, é experimentar medo, impotência e desinformação. Um filme para ver e rever junto com as impressões do diretor.
Enviado por antonio_bba
Tudo é tão calculado no novo filme de Christopher Nolan que nem parece estarmos diante de um cenário de guerra. Não se sente o drama do soldado. Nem físico nem emocional. O britânico constrói uma guerra asséptica, organizada e que elimina noções básicas como fome, sede, frio, dor e desespero. Nolan quer que a Inglaterra sofra sem que sofram seus soldados. Quer que seu país natal triunfe sem que seus soldados lutem por isso. Dunkirk, no balanço geral, é uma superestrutura cinematográfica de esqueleto frágil. Tantos recursos técnicos não se sustentam em bases tão pouco sólidas. Por isso, para mim, ele é tudo, menos um filme de imersão. Afinal, no que ele nos imerge? Em uma guerra de sensações? Quando foi que trocamos nossa capacidade de imergir genuinamente na dor do outro por um bombardeio sonoro o suficiente para nos fazer sentir nos ouvidos aquilo que nosso espírito anestesiado desaprendeu a fazer? A evacuação de Dunquerque, em 1940, foi uma operação grandiosa. Mas sua grandeza maior é, sem dúvidas, a humana. Vida, esperança e destino, contidos na alma de cada um dos milhares de combatentes, foram os valores humanitários mais importantes que a Operação Dínamo resgatou naqueles dias. O espectador percebe que essa história contém algo maior. Um sentido maior que Christopher Nolan não foi capaz de imprimir em sua obra. Um filme de guerra cujo impacto se esgota rapidamente após cessarem tantos sons que nos dizem tão pouco. Escrever que este filme é ruim e não entender nada de filmes, ou e ignorante, ou não sabe nada sobre a sétima arte... Nota 8
Enviado por Dymarcos