Cidadão Kane
- Título original
- Citizen Kane
- Ano
- 1941
- Gênero
- Drama , Suspense
- Diretor
- Orson Welles
- País
- Estados Unidos
- Detalhes
- 119 minutos / preto & branco / som
Onde assistir?
Sinopse
Figura mitológica da imprensa norte-americana, o multimilionário Charles Foster Kane morre sozinho na sua extravagante mansão e dá um último sussurro: “rosebud”. Na tentativa de descobrir o significado da palavra, um repórter procura pessoas que conviveram e trabalharam com Kane. Elas relatam a vida e a ascensão dele, mas não ajudam a decifrar a charada de sua morte.
Enviado por melhoresfilmes
Elenco
Comentários
Reconheço a grandiosidade do filme. Seu roteiro é brilhante. Orson Welles e seu enorme ego fizeram um grande filme sem dúvida nenhuma. Um filme curioso.
Enviado por Cora
Esse não é o melhor filme de todos os tempos, mas é o mais importante, revolucionário, influênte. Quem o assiste procurando pelo "melhor", nunca vai achar. Isso de melhor é algo bastante pessoas, e cada um tem uma opinião. Agora, o que Wells conseguiu fazer em Kane é cruel com o próprio Wells, que nunca mais poderia fazer algo semelhante em liberdade criativa. O.W. pensava o cinema de maneira diferente, o que incomodava a muitos. Azar do cinema em tê-lo chutado para escanteio.
Enviado por Lima
Um dos melhores filmes de todos os tempos, porém (ao contrário do que muitos acham) não o considero o melhor.´Há filmes melhores. Poucos, mas há.
Enviado por Pretozara
Não há como se julgar qual o melhor filme, mas, dizer que Cidadão Kane "não é grande coisa" é de se desconfiar; de duas uma: ou a pessoa tem um gosto duvidoso ou não entendeu o filme. De qualquer modo, opiniões divergem - e devem ser respeitadas... No mais, o final é genial; mas, por genialidade Dr. Strangelove ainda está alguns passos à frente.
Enviado por ThGr
É impossível estabelecer um filme como o melhor de todos. É a mesma coisa que tentar definir qual a maior pintura ou maior canção. O fato é que Cidadão Kane estabeleceu a modernidade do cinema americano, ampliando os horizontes acerca da estrutura, narrativa e fotografia. Um grande clássico.
Enviado por GStevens
Se não precisasse ler, talvez tivesse gostado mais afinal, cinema é imagem também, e quem só entende português, ao ter que ler, pode perder alguma coisa, algum detalhe!
Enviado por Aficionado
o roteiro é excelente, as técnicas de filmagem também são, os atores nem tanto, a trilha sonora deixa um pouco a deseejar, porém pela época que o filme foi feito da pra ver que sem dúvida é um filme que difere dos outros, mas dizer que é o melhor de todos já seria um pouco demais.
Enviado por tcostalemos
Talvez esse filme tenha significado algo para a época, mas para alguém que apenas aprecia um filme
Enviado por Tinho
Tive a aoportunidade de ver Cidadão Kane nestes dias. É verdade que se trata de um bom filme, nada mais do que isso. Não vejo nada de genial, como dito anteriormente, apenas um bom filme
Enviado por llhc
Assitam o ducumentário "Muito além do Cidadão Kane", disponível na WEB. http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml É o "Makin Off" da versão Nacional deste filme biográfico.
Enviado por gaiogrimald
Pode não ser o melhor filme que vc já viu. mas com certeza está entre os 10 melhores de qualquer cinéfilo. Um filme obrigatório, uma lição em qualquer área de nossa vida. Quem dera se todo rico levasse a sério esse filme. a coragem de Welles (q muitos cineastas não tem hoje) lhe deu a fama de ter feito o melhor filme de todos os tempos. Com justiça. Com certeza está entre meus 10.
Enviado por reginaldoregis
SEM DÚVIDA, O MAIOR ENTRE OS MAIORES (juntamente com outro - "A REGRA DO JOGO", de Jean Renoir)FILMES DE TODOS OS TEMPOS. PELA OUSADIA E COMPETÊNCIA DE WELLES, COM APENAS SEUS 25 ANOS, CRITICAR OS RICOS E PODEROSOS, ELEGENDO A FIGURA DE UM DELES, UM MAGNATA, AINDA VIVO E INFLUENTE, E QUE TENTOU DE TUDO PARA IMPEDIR SUA DIVULGAÇÃO, TENTOU ATÉ COMPRAR PARA QUEIMAR ESTE FILME!!! POR POUCO NÃO CONSEGUIU. NUNCA MAIS WELLES TEVE A PERMISSÃO E FINANCIAMENTO PARA FAZER UM FILME COMO ESTE, TODOS FORAM SENDO RETALHADOS PELOS PRODUTORES, PERDENDO SUA ÍNDOLE CRÍTICA. POR ESTE TER SOBREVIVIDO INTACTO, RESISTIDO, RESSUSRGIDO (SÓ FOI REALMENTE LANÇADO ANOS DEPOIS) E CONTINUAR EXISTINDO, É O MAIOR SÍMBOLO DO CINEMA INDEPENDENTE DE TODOS OS TEMPOS!!! GRANDE FILME QUE CONVIVE EM UM MAR DE FILMAGENS CAÇA-NÍQUEIS COM FALSOS ARES DE IMPORTÂNCIA OU RELEVÃNCIA. PELA CORAGEM, AUDÁCIA, E TEIMOSIA EM PERMANECER DE PÉ, É SEM DÚVIDA A MAIOR OBRA DE ARTE ARTÍSTICA ICONOCLASTA DA DRAMATURGIA CINEMATOGRÁFICA. PODE-SE FALAR MUITO, MUITO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DESTE FILME, CONTIDAS EM INÚMEROS LIVROS E CENTENAS DE PÁGINAS NA INTERNET. MAS DEIXEMOS TAMBÉM, PARA OS OUTROS PARTICIPANTES. ”
Enviado por Ribas2001
Não acho que este seja o melhor filme de todos, mas com certeza é um dos melhores, realmente um grande filme, que mereçe ter entrado para a história. Rosebud...
Enviado por Matheus_Luque
Ninguém é obrigado a dizer que CIDADÃO KANE é genial. É fácil compreender o choque de expectadores não tão habituados com a linguagem da sétima arte ao assisti-lo pela primeira vez. Agora, dizer que é ruim (ou outras coisas que nem merecem menção) é tão absurdo que chega irritar. Para quem não gostou, por favor, juntem argumentos contra... e para quem assistiu com o espírito livre de preconceitos, delicie-se sempre que voltar a assistir. CIDADÃO KANE é para se ver sempre... na minha opinião só perde para O CREPÚSCULO DOS DEUSES como o melhor filme de todos os tempos.
Enviado por ALBERTO_SOBRINHO
Perdão acho que não captei a mensagem do filme e não tenho como ver de novo pois aluguei o DVD e agora não existe mais esta opção pois as locadoras não mais existem!
Enviado por Aficionado
Está longe, muito longe de ser uma obra-prima, uma genialidade, ou coisa que o valha. É apenas um filme instigante, apenas isso. Não me encantou.
Enviado por magrao1952
Sim, meio complicado afirmar q qqr filme possa ser o melhor d tds. Mas esse 'Cidadão Kane' além d ter sido feito com maestria, até hj é copiado em suas técnicas. Portanto, deve figurar pelo menos entre os 10 maiores, sem dúvidas.
Enviado por alesantana
Não tem como assisti-lo e não reconhecer sua grandeza e importancia no cinema.Nunca vi e provavelmente nunca verei um filme tão bem feito.
Enviado por Iaia_Toledo
Um dos melhores e mais importantes filmes de todos os tempos, uma obra-prima atemporal que refleti com maestria o ego e a mania de grandeza de um homem que se perdeu no labirinto de sua prepotência...resumindo,uma fantástia e excepicional obra do grande mestre Orson Welles.
Enviado por pedrao
Realmente "Cidadão Kane" é um dos melhores filmes do cinema mundial, mas não o considero o melhor. Concordo com o comentário abaixo sobre a pretensão de Welles. Dizer que o filme dele é excelente, concordo. Mas tem gente que diz que Welles foi o melhor dos diretores, bom... não posso concordar com uma coisa dessas.
Enviado por Proust
Sinceramente, este filme só esta em primeiro lugar porque também esta no AFI... muitos dos mais de 200 votos foram guiados pela 'verdade' daquela lista. Acredito que muitos desconsideram que este filme é Chato, e realmente o é... Não falo do roteiro, muito menos do diretor/ator. Este filme foi um marco do cinema na decada de 40 e ainda é. Fora as excentricidades dos cinéfilos que realmente consideram este filme como esta fantástica obra que relatam, muitos o garantem uma alta nota apenas pela sua fama e importância. Resumindo: É um bom filme, um marco, excelente, mas nem metade do que dizem, muito melancólico - melhor, tedioso - e muito chato.
Enviado por fraudaum
... Sua grande importância (juntamente com o filme RELÍQUIA MACABRA também chamado de FALCÃO MALTES, de John Huston, que é do mesmo ano) é ter lançado as sementes do que passou a ser denominado e classificado posteriormente, pelos franceses, como CINEMA NOIR, FILME NOIR. As características deste tipo de filme (noir) são: PERSONAGENS: Femme fatale Protagonistas moralmente ambíguos Protagonistas alienados Bode expiatório Personagens violentos ou corruptos OS AMBIENTES: Ambiente urbano Ambiente contemporâneo Locações exóticas ou remotas Casas noturnas e/ou clubes de jogos/apostas ELEMENTOS CINEMATOGRÁFICOS: Fotografia em preto e branco, ou em cores lavadas (não-saturadas) Ângulos baixos de filmagens, ângulos incomuns e técnicas expressionistas de fotografia Sequências e efeitos visuais incomuns Cenários noturnos e interiores sombrios NARRAÇÃO: elementos temáticos - Senso de fatalismo Obsessão sexual/romântica Corrupção social ou humanitária inerente Emboscadas Niilismo ROTEIRO : Roteiro intrincado Uso de flashbacks Sobreposições narrativas Presença do protagonista em praticamente todas as cenas História contada sob perspectiva criminal Assassinato ou roubo como centro da história Falsas acusações Traição Inevitabilidade do fracasso do protagonista Final em aberto ou ambíguo Quanto à inovação técnica, não foi tanto assim, afinal, os americanos pensam que inventaram tudo, mas o cinema é invenção francesa e muito desenvolvido em suas técnicas pelos franceses, Cidadão Kane aprofundou as técnicas de travelogue muito utilizadas anteriormente por Jean Renoir no filme A REGRA DO JOGO (de 1939 - este sim igualmente original e também profundamente inovador), e copiou técnicas do diretor de origem irlandesa John Ford, principalmente usada no filme NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, de 1939, técnicas de rebaixamento de teto e ampliação deste e ângulos de colocação da câmera. Portanto mais copiou e melhorou do que inovou. O filme realmente se mantém em pé, até hoje em dia, mais pela sua história (verdadeira) mítica de iconoclastia e irreverência aos cânones hollywoodianos, e pelo que foi contado no meu comentário anterior referido.
Enviado por Ribas2001
Esse filme já perdeu essa hegemonia de melhor filme de todos os tempos, a muito tempo para Um Corpo que Cai de Alfred Hitchcock.
Enviado por williamclassicrock
Francamente! Como me irrita essa unanimidade em relação a este filme. Se não fosse o mito que se criou em cima desse chato pretensioso Welles, não sei se Cidadão kane seria considerado o que é hoje. Não nego a originalidade do roteiro e a técnica da montagem, realmente um avanço, mas enriquecido pelo aparato tecnológico que o cinema ganhava na época. Acho que a pretensão e a presença shakespeareana de Welles estragam tudo. Ai, que saco!
Enviado por aiquesaco