Betina Viany Melhores filmes por ator
Elisabeta Veiga Fialho mais conhecida pelo nome artístico Betina Viany. Filha do cineasta Alex Viany (um dos precursores do Cinema Novo) e irmã da atriz Bibi Viany. Casada com o cenógrafo Edward Monteiro. Iniciou a carreira na televisão em 1973, na TV Record, de São Paulo, quando atuou na novela Venha Ver o Sol na Estrada. Em 1978, participou na Rede Globo Sinal de Alerta. Em 1983, atuou em Eu Prometo. Em 1987 no Direito de Amar e em 1988 em Mandala. Em 1989, transferiu-se para a Rede Manchete e participou de Kananga do Japão no papel de Olga Benário. Em 1990, ainda na Manchete, fez: A História de Ana Raio e Zé Trovão. Em 1991, voltou para a Globo e participou da minissérie Meu Marido. No mesmo ano participou da novela globalO Dono Do Mundo e da na novela Amazônia da Manchete. Onde também fez em 1993, Família Brasil. Em 1994, na Globo, fez: "Quatro por Quatro". Em 1995, fez: Engraçadinha,Seus Amores e Seus Pecados e ainda a novela vespertina Malhação. Em 1996 participou do programa Caça Talentos e em 1998 de Torre de Babel. Participou das minisséries O Quinto dos Infernos(2002), Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007) e Tudo Novo de Novo (2009). Em agosto de 2007 Betina idealizou e iniciou o Projeto Memória-Mestres que visa registrar, em DVD, a trajetória de importantes e renomados artistas e técnicos brasileiros que contribuíram para a história das artes cênicas de nosso país). Sempre ligada ao pai participou em 2008 do curta Nós Somos um Poema a história da quase desconhecida parceria de dois gênios da música popular brasileira, Pixinguinha e Vinicius de Moraes. A convite de Alex Viany, a dupla compôs a trilha sonora de seu filme - SOL SOBRE A LAMA - produzido na Bahia, em 1963. Alguns dias antes (08/05/2010) um incidente inusitado aconteceu. Betina iria apresentar a peça Monólogos da Vagina no Teatro Calil Haddad em Maringá, mas junto com a produtora e atriz Vera Setta, e a advogada e assessora Maria Domenica foram barradas na porta do Tetro e tiverem que esperar até que uma questão entre a produção da peça e a administração do teatro fosse resolvida.