Abel Gance Melhores filmes por diretor
Abel Gance (Paris, 25 de outubro de 1889 — Paris, 10 de novembro de 1981) foi um cineasta, produtor e editor de filmes, escritor e ator francês. Gance era filho ilegítimo. Seus pais queriam que ele se tornasse um advogado, mas desde a infância Gance foi atraído pelo teatro. Ele fez sua primeira apresentação como ator em Bruxelas com a idade de 19 anos e atuou em seu primeiro filme em 1909 em Molière. Ele continuou atuando e escrevendo roteiros antes de formar a sua própria companhia de produção em 1911. No mesmo ano, ele fez seu primeiro filme, La Digue, mas foi um fracasso. Sua nova produção, Victoire de Samothrace, no qual ele apareceria ao lado de Sarah Bernhardt, foi cancelado com a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Devido à sua frágil saúde, Gance conseguiu não participar da maior parte da guerra e ele retornou a fazer filmes, agora com mais sucesso. Em 1919, ele obteve o reconhecimento internacional com seu filme épico de três horas J’Accuse, um filme contra a guerra que incluiu cenas de batalhas ao longo do fim da Primeira Guerra. O filme usou técnicas experimentais que Gance desenvolveria mais tarde em seu filme maior, Napoléon (1927). O sucesso desse filme foi prejudicado pela duração de seis horas e por necessitar de equipamentos de projeção de filmes especiais para mostrá-lo, particularmente na sua parte final onde a tela triplica em tamanho para mostrar um panorama chocante de um campo de batalha. Um filme de orçamento pequeno e filme secundário, Vénus aveugle (1941), sobre um casal, uma tragédia de barco e fantasia, mostra uma terrível tendência para os efeitos melodramáticos e o constante desejo para a criação de um poderoso imaginário poético. O filme tem muita quebra de continuidade. Gance não conseguiu fazer bem a transição do filme mudo para o falado. Embora ele tenha continuado a fazer filmes por muitas décadas, ele nunca mais alcançou o reconhecimento e o sucesso que ele havia experimentado nos anos de 1920. Ele gastou muito do seu tempo modernizando seus antigos filmes mudos, produzindo versões sonoras para suas obras-primas anteriores, J'Accuse e Napoléon.